quarta-feira, 1 de março de 2017

ENERGIA – SE LIVRANDO DE UM PASSIVO II


A herança maldita do PT ainda gera prejuízo ao povo brasileiro .
Baixaram a luz na canetada e a conta agora chegou .
Vendo jornais e postagem em redes sociais deparo com a noticia de que a luz vai subir novamente para indenizar as empresas que tiveram prejuízo com essa manobra eleitoreira
Mais o assunto não e politica independente de governo temos que buscar alternativas para nos defendermos dele que quer cada dia mais ate ultima gota de sangue e suor do trabalhador.
Meu maior custo fixo sem duvida e o de energia elétrica ,devido meu ramo de atividade .




***alerta contas de padeiro***
A um ano atrás escrevi um texto sobre energia solar, que ápoca já se mostrava um bom negocio mais com retorno a longo prazo ,dando tudo certo e desconsiderando manutenções , seria um payback de aproximadamente 80 meses .
O preço em 2016 de R$51350,40 passou para R$38,667,48 uma queda de mais de 12K ou seja mais de mil por mês de queda.
Realmente não era a melhor hora para fazer tal investimento ,acredito que o dólar teve um grande efeito nessa queda ,já que a maioria dos componentes e placas são importados.
Pesquisando um pouco mais achei uma empresa que monta uns sistema bem parecido por 36k com a vantagem da instalação inclusa.
Voltando a calculadora o payback cai agora de 80 na época para aproximadamente 56 meses ou seja quase dois anos mais cedo em realização ao preço do ano passado .
Isso sem contar com aumento da energia nos próximos meses.
Outra coisa que vem a cabeça , sera que tem mais espaço para queda dos preços dos equipamentos ,alguma isenção governamental'?
Estava pensando em montar o sistema em duas etapas talvez , uma etapa com a instalação e tudo mais depois um upgrade de mais placas ate o ideal que para mim seria uns 110 ou 120% meu consumo pois ainda quero ampliar o consumo com mais alguns equipamentos futuramente.
Agora 35k investidos a 0,8%, numero que venho conseguindo constantemente em FII , gera uma renda de 280 reais ou seja considero esse valor como custo de oportunidade,a renda pode aumentar sim , mais a conta de luz também .
Descobri também que se houver excedente de produção pode-se usar em outro endereço estando na mesma titularidade .
Tenho ainda muitas duvidas mais e uma coisa que ainda quero fazer so que  investimento desse tamanho demandaria todo meu patrimônio num primeiro momento vou postergar  mais um tempo.
Vendo pelo retrovisor não seria um mal negocio na época mais hoje se tornou mais viável .


CATCHING THE SUN  documentário netflix mais com muita carga ideológica mais vale a pena da uma olhada






5 comentários:

  1. Soldado, é difícil, em vez do Governo fazer obras megalomaníacas, como Belo Monte, que custou 26 bilhões de reais, e que trouxe um enorme impacto socioambiental negativo, ou o tal do "pré-sal", deveria investir mesmo, através de desoneração tributária (até sem tirar um tostão do bolso), na implantação de painéis solares em residências e condomínios, principalmente das grandes cidades. Haveria uma economia enorme e uma melhoria da qualidade de vida para os habitantes de cidades como São Paulo e Rio.

    O problema é que quem mais demanda energia no Brasil são algumas poucas indústrias, que têm uma influência política muito grande. Sem falar do próprio setor energético, que não aprova a ideia. Além de que, é claro, pesa a promoção de gastos e contratos públicos, o substrato "republicano" do Brasil.

    Abraço!

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estou pensando seriamente em montar um sistema primário já com a possibilidade de espanção , se for satisfatório eu faco o upgrade senão deixo quieto .
      Seria uma boa o governo subsidiar o financiamentos dos sistemas e desonerar mesmo que por pouco tempo uns 5 a 10 anos , mais duvido o governo abrir mão dos impostos tanto dos sistemas quanto da própria energia .
      Pequenas vilas em sertões poderiam se beneficiar muito disso ...mais não podemos esperar o governo

      Abraço ja add no blogroll

      Excluir
    2. Valeu! Já o adicionei também!

      Então, aqui no Brasil o lema é "nada acotece feijoada".

      Excluir
  2. Fala Soldado, ainda está meio caro esse negócio de energia solar, o governo precisa dar incentivo !! Outro dia vi um documentário, que uma empresa administra um lixão/aterro, e consegue extrair Gás, com o gás ele gera energia que vende para empresas da região, se metade dos lixões do Brasil gerassem energia, já ia baratear muito, mas parece que ninguém enxerga isso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos políticos são muitos burros ou muito espertos, na verdade cada um puxa a sardinha pro lado , no caso caviar né.
      Eles ficam com medo de perder arrecadação , mais o dinheiro economizado num ponto pode estimular outros , por exemplo , uma pessoa que economiza em energia pode gastar em um plano de saúde diminuindo a pressão no SUS , ou gastar a diferença em pinga e cigarro , mesmo assim o governo ganha pois quase 80% desses produtos são imposto.
      Mais isso vai longe em vários setores nem só energia...

      Excluir